Chamariz (serinus serinus)


Nikon D300 + Nikkor 80-400mm VR: 400mm, 1/640 seg., f/5.6, ISO 400
Valongo, Abril de 2010

2 comentários:

pbl 14 de abril de 2010 às 23:19  

Outra boa imagem.
Seria abuso perguntar-lhe qual a rotina de pós-produção que costuma usar com este tipo de imagens?

José Loureiro 15 de abril de 2010 às 09:45  

Não é abuso de maneira nenhuma!
Em Photoshop, basicamente começo, caso seja necessário (e neste tipo de fotografia muitas vezes é preciso), pelo enquadramento. Depois de ter feito o “crop” à área que me interessa, começo pela recuperação dalgumas sombras e altas luzes. Depois vem os acertos de níveis (contraste, cor,…) quer através da ferramenta curvas, quer, por vezes através do Channel Mixer ou equilíbrio de cores… Seguidamente vem o redimensionamento da imagem e o Unsharp. Por último (caso seja ficheiro RAW) faço a conversão para 8bit-JPG.
Mas, cada caso é uma caso e embora esta seja a “rotina” há imagens que podem não ter de passar por todos estes passos (passo o pleonasmo…) ou ter, pelo contrário, que passar ainda por mais…
Abraço

Espécies

Copyright

Todas as fotografias apresentadas nestas páginas são da autoria e propriedade do autor. Caso haja interesse na sua utilização agradeço prévia solicitação para o efeito.

Acerca destas páginas...

As fotografias de aves constantes destas páginas, captadas no respectivo habitat de cada uma, são uma pequena amostra das mais de 400 espécies que ocorrem em Portugal quer seja com carácter permanente quer seja com carácter migrador.
Parte delas não são mais que meros registos representativos dalgumas dessas espécies que, ao longo do tempo, irão sendo substituídas.
Espécies fotografadas até ao momento: 75

Seguidores